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Sobre a avaliação dos professores

sábado, 27 de outubro de 2007

Prezados estudantes,

Como vocês sabem, ao final de cada semestre letivo o departamento entrega-nos um pequeno questionário, perguntando como transcorreu cada disciplina oferecida pelo departamento naquele semestre em detalhes, para que a qualidade das aulas e das disciplinas melhore a medida que o tempo t tende pra infinito.

No entanto, o formato desse questionário já foi debatido em eventos anteriores entre os estudantes, por acharem que a forma como se extraia informações deste fosse ineficiente. Em uma determinada ocasião, por exemplo, um professor com o qual uma turma inteira teve problemas ao longo do semestre conseguiu atingir uma média igual a 7, o que a princípio não indica nenhum problema grave na disciplina.

Pensando nisso, decidimos sugerir à Comissão da Graduação (COMGRAD) alterações na forma como a avaliação dos professores era realizada. Em uma de nossas reuniões, levantamos as seguintes propostas:

1) Separar a avaliação em três grupos: Didática, Profissionalismo e Disciplina.

No grupo de Didática seriam feitas todas as perguntas referentes a desenvoltura do professor em sala de aula durante as aulas. Aí também seriam feitas as perguntas relativas as provas e listas passadas pelo professor. Enfim, tudo que se refira a didática do professor lecionando a disciplina;

No grupo de Profissionalismo seriam feitas perguntas sobre pontualidade e presença do professor em sala de aula, relacionamento com os estudantes extra-classe, número excessivo de faltas durante o semestre, etc;

No grupo de Disciplina, perguntas sobre o livro texto adotado na discplina, a ementa da mesma, etc.

2) Sugerimos também NÃO tirar a média total do professor somando todos os pontos obtidos nas perguntas e dividindo pelo número de perguntas multiplicado por 10 (lembre-se que você dá uma nota de 0 a 10 por pergunta) entre todos os estudantes que responderam o questionário, mas sim tirar a média de cada grupo. Teriamos então uma média para aquele professor naquela disciplina em relação a didática, ao profissionalismo e a própria disciplina. Assim, seria muito mais fácil identificar onde está o problema: será na falta de profissionalismo do professor? Será na didática deste? Ou o problema é da disciplina?

3) Em tese, esses questionários são entregues durante a última prova do semestre da disciplina - quando isso não acontece, eles ficam disponíveis na Secretária ao final do período letivo. Em caso de reclamações de alguma disciplina/professor por parte dos estudantes DURANTE o período letivo, ao invés de pedir um documento escrito para tomar providências (como é frequente), sugerimos passar aos estudantes matriculados na disciplina esse formulário - é uma forma oficial de constatar precisamente os problemas que estão acontecendo na disciplina durante o semestre, sem precisar que os alunos se identifiquem, com medo de retaliação (como também é frequente).

4) Expor abertamente no final do semestre o desempenho de cada professor/disciplina no quadro de avisos do departamento, para que os estudantes vejam os resultados. Isso incentiva os bons professores, bem como leva os maus professores (se é que existem) a se esforçarem mais um pouco.

Essas foram as quatro sugestões que vieram a mesa. Para finalizar, queriamos que os estudantes pudessem avaliar quais perguntas deveriam ser feitas no questionário, propor novas perguntas, e sui generis. E é pra isso que esse post está aqui.

Já temos algumas perguntas sugeridas em mãos, especificamente feitas pelo pessoal do bacharelado que está agora no quarto período. Mas queriamos que todos os estudantes de física participassem deste processo.

Usem os comentários abaixo para deixar suas opiniões. Em pouco tempo, compilaremos todas as perguntas e levaremos um novo questionário para a Comissão da Graduação, propondo as mudanças acima - e as que vocês acharem pertinentes. Se possível, coloquem seus nomes e curso ao fazer um comentário.

E que Deus salve os blogs na consolidação da democracia,

Amém.

[]'s

Tiago Souza

3 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro que seja colocado no grupo profissionalismo (se já não o contiver) o seguinte item: domínio do professor sobre a matéria que está ensinando.

Rodrigo Azevedo disse...

Esse sistema de avaliação foi posto, acredito, no tempo em que o Prof. José Américo fazia graduação, e nunca funcionou direito.

Não seria possível fazer algo mais formal?
Algumas reuniões durante o período, com um relatório oficial emitido pelo DA com todos os detalhes e assinaturas, para ser incorporado na pauta de discussão do pleno e consequentemente sua respectiva ata, talvez enviado até à PROACAD.

O processo interno na graduação poderia ser através de reuniões programadas, com pauta definida previamente, ata oficial e assinatura de TODOS(necessário) os envolvidos no problema em questão.

Acredito que essa seja a única forma eficiente de que alguma atitude seja tomada por parte da administração do departamento.

Infelizmente, como dito no post, o medo de retaliação é real e exatamente por isso que os alunos devem se unir contra os maus professores.

Uma dúvida! os alunos têm voz na escolha do coordenador da graduação?

Rodrigo

p.s.: *professores* são seres muito sensíveis e devem sempre serem tratados formalmente. :)

Anônimo disse...

Outra sugestão: avaliação anônima não tem valor algum, cada aluno deveria colocar seu nome e assinatura na avaliação, daí ela poderia ter algum valor.

Por quê? Porque criticar os outros sem mostrar a cara é muito fácil e cômodo. O aluno pode não passar de um medíocre e execrar bons professores enquanto exalta professores medíocres feito ele.

Retaliação é uma palavra que só funciona para quem estuda pouco. Obviamente precisa-se de um pingo de coragem e honradez para não se utilizar do anonimato nessas avaliações.